Aplicação de botox e queda da pálpebra

Há um mês eu fiz um tratamento com aplicação de botox para as rugas, e os 5 dias acordei com uma pálpebra caída, ptose palpebral. No sítio onde me fizeram dizem que é o primeiro caso em 10 anos que utilizam aplicação de botox e não sei até quando terei esse efeito. Peço a sua opinião, obrigado.


Resposta


Querida amiga, obrigado por entrar em contato com NetDoctor. Esperamos que a nossa resposta ajudá-lo a resolver o seu problema.


Você deve saber que o Botox ou Botox é toxina botulínica tipo A e que é usado para o tratamento de rugas de expressão. Sua ação baseia-se em que produzem um relaxamento dos músculos ou determinadas partes dos músculos que produzem essas rugas.


Trata-Se de um tratamento muito eficaz e muito seguro. Algumas vezes, podem aparecer efeitos colaterais, sendo a maioria leves e passageiros, resolviéndose de forma espontânea em poucos dias ou semanas.


No seu caso parece que teve uma queda da pálpebra (ptose palpebral). Este efeito secundário indesejado ocorre por difusão da toxina no músculo elevador da pálpebra superior. Como o efeito do tratamento pode começar aos 3-5 dias, este efeito secundário costuma aparecer também nesse momento.


Para evitar que isso ocorra, costumamos recomendar aos pacientes que durante 4-6 horas não agachen a cabeça nem façam nenhum exercício físico intenso, já que isso favoreceria a difusão do produto até o músculo que eleva a pálpebra superior.


Se aparece queda da pálpebra, pode ser pequena, mas muito incômoda para o paciente, especialmente nas primeiras horas da manhã. Felizmente, resolve-se espontaneamente em 2 ou 3 semanas, dependendo do grau de comprometimento.


Se quisermos acelerar o processo de recuperação, existem alguns colírios que vão potenciar a outro músculo que também eleva a pálpebra superior, como por exemplo o Iopimax. Aplicando uma gota a cada 8 horas, se recupera a mobilidade normal da pálpebra. O medicamento deve prescribirlo um médico, já que pode ter efeitos colaterais em pessoas com doenças oculares.


Em resumo, pretendo enviar-lhe uma mensagem de tranquilidade, já que vai recuperar a normalidade absoluta em pouco tempo. Se se realiza um novo tratamento, informe ao médico o que aconteceu nesta ocasião e evite durante 4-6 horas, realizar exercício físico e curvar a cabeça.


Esperamos que a nossa resposta lhe tenha resolvido suas dúvidas. Se tiver qualquer outra dúvida, não hesite em entrar de novo em contato com Netdoctor.


Cordialmente,
Dr. Daniel Candelas Prieto.


11 Julho 2008